12 de julho de 2009

uma leitura interessada


Darcy Ribeiro deveria ser mais lido, ao menos mais estudado nas universidades, senão mesmo ser leitura recomendada na escola. Uma teoria da civilização brasileira feita por um brasileiro, uma perspectiva do seu povo feita por um autor que não se esquiva de dizer que faz tudo de uma determinada posição, que assume ser sua obra uma teoria genérica sem ter a pretensão de ser universalista. Suas posturas sobre a antropologia teórica, a gênese do provo brasileiro, a questão racial, a denúncia do genocídio de índios e negros nos moinhos de gastar gente, a importância das mulheres, a história política do Brasil e a problematização da educação deveriam ser mais consideradas.

Alguém que assume suas amizades, seus interlocutores, seus desafetos, sua visão local, sua afetação no campo, seu anthropologycal blues. Um homem apaixonado, vaidoso, espirituoso, de uma verve discursiva e criadora sem tamanho, que não nega sua intelectualidade engajada muito menos sua(s) história(s), sua leitura interessada do Brasil.

"Fracassei em tudo o que tentei na vida.
Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui.
Tentei salvar os índios, não consegui.
Tentei fazer uma universidade séria e fracassei.
Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei.
Mas os fracassos são minhas vitórias.
Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu"
  Darcy Ribeiro

Mineiro de Montes Claros, Darcy Ribeiro nasceu em 26 de outubro de 1922. Abandonou o curso de Medicina para fazer Antropologia. Além de etnólogo, foi professor, educador, ensaísta, romancista, Reitor da Universidade de Brasília, Ministro da Educação, Ministro-Chefe da Casa Civil, Senador e recebeu os títulos de Doutor Honoris Causa da Sorbonne (França), da Universidade de Copenhague (Dinamarca), da Universidade do Uruguai e da Universidade da Venezuela.

Aqui estão os links da entrevista que Darcy (então senador do Rio de Janeiro pelo PDT) deu ao programa Roda Viva, em 1995:

Darcy Ribeiro - Parte 1

Darcy Ribeiro - Parte 2

Darcy Ribeiro - Parte 3

Darcy Ribeiro - Parte 4

Darcy Ribeiro - Parte 5

Darcy Ribeiro - Parte 6

Darcy Ribeiro - Parte 7

Darcy Ribeiro - Parte 8

Nenhum comentário: